terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A ótica da visão humana

Ilusões de ótica

Olhe bem a figura a seguir e leia a frase escrita.

A frase lida por você é NÃO PARE NA PISTA??? Se a resposta for sim, acho melhor dar mais uma olhadinha. E agora, percebeu alguma diferença nessa frase?

Muitas pessoas precisam olhar várias vezes para perceber onde está o erro. Mas se você precisou olhar várias vezes, fique calmo. Isto é um fenômeno relacionado a uma prática bastante comum de vermos padrões de maneira global, sem nos atermos aos detalhes.

Em psicologia isto é chamado de Gestalt, ou seja, é uma teoria que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna.

Analisemos então, outras situações interessantes.

Observe a imagem a seguir.

Nesta imagem, as linhas horizontais são ou não são paralelas?

Por mais ilógico que pareça, todas as linhas horizontais desta figura são paralelas, mesmo quando há um deslocamento do padrão. Uma explicação bastante para essa ilusão se refere ao fato de que existem células no cortex visual que se encarregam de interpretar a linearidade de linhas contínuas. Quando alguma coisa nos chama a atenção, nossos olhos, o foco faz um processo de entrada e saída dessas linhas. Assim, no exemplo visto nesta imagem, quem desvia a atenção de nossos olhos é o movimento dos padrões. Logo, temos uma sensação descontinuidade e vemos as linhas oscilarem.

Observe as situações a seguir.

Nas figuras a seguir, qual dos segmentos verticais tem o maior tamanho?

Essa é fácil hein... mas vamos lá, analise com calma e atenção.

A resposta é nenhum deles... ambos possuem o mesmo tamanho.


Agora, em relação a imagem abaixo, temos que as figuras internas são as mesmas. Assim, como se explica o quadrado branco que aparece no segundo polígono?

O fato é que os triângulos verde e vermelho, possuem ângulos internos agudos com medidas diferentes, logo o seguimento formado por suas hipotenusas não estão alinhados. Logo, as figuras formadas não são triângulos (a primeira, por mais estranho que possa parecer é um quadrilátero) e muito menos polígonos semelhantes.


Na figura a seguir, o que você vê: uma espiral ou círculos concêntricos?


A imagem anterior, por incrível que pareça, apresentam curvas que são círculos concêntricos. Uma maneira simples para perceber a veracidade desta informação, seria acompanhar qualquer uma delas com a ponta de um lápis.

Uma teoria que poderia explicar este fenômeno, nos diz que este tipo “confusão” que temos ao olharmos a imagem, depende dos movimentos involuntários dos músculos ciliares, associados à confusão intencionalmente criada pelo fundo da imagem.


Vejamos outros exemplos

A figura central é um circulo perfeito ou não??


Pense bem... não quer pensar mais um pouco???

Pois bem, acredite ou não a figura central é um circulo perfeito.


E nas três próximas imagens, em que sentido estão girando???







Pois bem, não estão girando em nenhum sentido. Não há figura alguma que esteja girando dentre elas.

3 comentários: